PMDB indica senador Vital do Rêgo para o TCU

Laycer Tomaz/Câmara dos Deputados

Vital preside a CPI mista da Petrobras, e é tido como um dos fiéis da base

O presidente do Senado, Renan Calheiros, anunciou na noite desta terça-feira (25) que foi encerrado o prazo para a inscrição de nomes indicados para o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). O nome do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) foi o único inscrito para a vaga do ministro José Jorge, obrigado a se aposentar porque completou 70 anos no último dia 18.Renan anunciou que o nome de Vital do Rêgo será submetido à análise da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Se aprovado, ainda terá de passar pela análise do Plenário do Senado. O TCU é um órgão de controle externo, auxiliar do Congresso Nacional.

O peemedebista paraibano atualmente preside a CCJ do Senado e ainda comanda as duas comissões parlamentares de inquérito que funcionam no Congresso para investigar as denúncias de desvios na Petrobras. Considerado aliado fiel da presidenta Dilma Rousseff, disputou o governo da Paraíba em outubro e ficou em terceiro lugar com 5,22% dos votos válidos, bem atrás do também senador Cássio Cunha Lima (PSDB) e do governador Ricardo Coutinho (PSB), que acabou reeleito no segundo turno.

Se confirmado pelos colegas, Vital vai assumir a vaga deixada pela aposentadoria de José Jorge. O ex-senador do PFL (hoje DEM) se aposentou ao completar 70 anos. Inicialmente, a ideia do Palácio do Planalto era indicar a ex-senadora e atual ministra dos Direitos Humanos, Ideli Salvatti, para o cargo. A petista esteve no Senado semana passada tentando articular sua candidatura. No entanto, como a disposição na Casa era pela condução do peemedebista, acabou não se apresentando.

Assine a Revista Congresso em Foco

Com informações da Agência Senado

Visit Website

9h
Congresso encerra votação dos vetos presidenciais Gustavo Lima/Câmara dos DeputadosSessão do Congresso para análise dos vetos durou mais de quatro horasApós seis horas de sessão, o Congresso encerrou nesta terça-feira (25) a votação dos 38 vetos presidenciais que trancavam a pauta da Casa. Entre as rejeições analisadas estavam a do projeto que estabelece regras para criação e fusão de municípios, trechos da minirreforma eleitoral e o emplacamento
10h
Supremo adia julgamento sobre cartel do metrô de SP Nelson Jr./SCO/STFJulgamento na primeira turma foi adiado novamente por um pedido de vistaO ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu vista do inquérito que apura suposto esquema de formação de cartel em licitações do sistema de trens e metrô de São Paulo. A Primeira Turma do STF voltou a julgar hoje (25) o pedido dos deputados federais José Anibal (PSDB-SP) e Rodrigo Garcia (DEM
End of feed
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s