Mundo tem 4,3 bilhões de excluídos digitais, alerta ONU

Mundo tem 4,3 bilhões de excluídos digitais, alerta ONU

Cerca de 4,3 bilhões de pessoas não têm acesso à internet, mais do que os 3 bilhões que utilizam regularmente a rede mundial, segundo relatório de uma agência das Nações Unidas (ONU) divulgado nesta segunda-feira (24).

Apesar do claro aumento da utilização da internet, estimado em 6,6% para este ano em todo o mundo,as tecnologias de informação não chegam à maior parte da população mundial, 90% dos quais vivem em países em desenvolvimento, segundo o relatório anual da União Internacional de Telecomunicações (UIT).

Os excluídos estão principalmente em zonas rurais de países em desenvolvimento, mesmo tratando-se de zonas que nos últimos cinco anos duplicaram o número de usuários.

Em 2014, segundo o documento, 44% dos lares do mundo tinham acesso à internet, acima dos 40% registrados em 2013 e dos 30% em 2010.

Desigualdade espacial

O problema é que a distribuição é desigual. Nos países desenvolvidos, 78% dos lares têm acesso à rede.

Nos países de rendimentos médios e baixos são apenas 31%, e nos países mais pobres, 5%.

“É errado pensar que todo o mundo está conectado”, escrevem no relatório os analistas da UIT.

O relatório aponta, por outro lado, o aumento do fosso de conectividade entre zonas urbanas e rurais, não apenas nos países em desenvolvimento, como também em alguns dos países mais ricos.

Em países como Japão e Coreia do Sul, a diferença de penetração da internet nos lares urbanos é 4% superior à das áreas rurais, uma diferença que pode chegar aos 35% em países como Colômbia ou Marrocos.

Segundo o ranking da UIT, a Dinamarca é o país com mais alto nível de desenvolvimento de tecnologias de informação, em termos de acesso, utilização e conhecimento, seguida, pela ordem, da Coreia do Sul, Suécia, Islândia, do Reino Unido, da Noruega, Holanda, Finlândia, de Hong Kong e Luxemburgo.

Visit Website

55min
16
Casamento gay: 160 casais selam união no maior casamento coletivo de pessoas do mesmo sexo no Rio O maior casamento gay coletivo do mundo foi celebrado neste domingo (23) no Rio de Janeiro. O recorde de casais que trocaram alianças — 160 — foi informado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio (SEASDH). Os apaixonados lotaram o armazém Utopia, no cais do porto, no centro do Rio. Essa foi a quinta edição da cerimônia coletiva de casamento civil homoafetivo.
1h
Mascotes do Rio 2016, pesquisa de antipetismo e perigos de garrafa PET Fauna e flora inspiram criação de mascotes do Rio 2016 Depois de um longo processo, foram divulgados neste domingo os mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio/2016. PT contrata pesquisa para tentar mapear as causas para o crescimento do antipetismo, em especial em São Paulo Assustado com os altos índices de rejeição a candidatos do partido nas eleições deste ano, especialmente em São
1h
3
Cachinhos Dourados e suas escolhas Nas últimas duas semanas, o acordo formal entre os EUA e a China, as duas maiores potências econômicas do mundo (e não por acaso emissores de gases do efeito estufa), inaugurou o que pode ser a mais importante politica relacionada à mudança climática desde o Protocolo de Kyoto em 1997. E praticamente não se falou nisso. Sites de notícias americanos ficaram mais preocupados com o fato de Barack Oba
1h
9
Ex-servidor diz que pagava ‘pedágio’ na Assembleia Legislativa de SP O Ministério Público Estadual investiga suspeitas de um esquema instalado na Assembleia Legislativa de São Paulo por meio do qual funcionários teriam de devolver parte do salário recebido. O dinheiro, segundo relatos feitos a promotores por uma testemunha cujo nome vem sendo mantido sob sigilo, tinha como destino final deputados estaduais. A reportagem da Rádio Estadão conversou com essa testemun
1h
Negociações sobre acordo nuclear com o Irã são adiadas para junho de 2015 Mais uma vez, o Irã e seis potências mundiais – os Estados Unidos, o Reino Unido, a França,
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s