Ex-presidente FHC diz receber salário ‘razoável’ como professor na USP. Por Thais Bilenky. No jornal Folha de São Paulo.

Ex-presidente FHC diz receber salário ‘razoável’ como professor na USP

THAIS BILENKY
DE SÃO PAULO
Após seminário na manhã desta segunda-feira (24) na Universidade de São Paulo, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) comentou a publicação dos salários pela instituição, da qual é professor catedrático.
FHC disse crer que a disparidade é “grande em função de decisões judiciais, mas não de discricionariedade”. Ele afirmou que só recebe vencimentos da USP, no valor de R$ 22.151, e não como ex-presidente da República.
“Todo mundo reclama de salário, que é baixo. Acho o meu razoável. Comparado com o que se ganha no setor privado, aí significa muito, porque a aposentadoria do INSS é muito baixa. Não é a USP que é alta, o outro [INSS] que é baixo.”
Fernando Henrique também lecionou em universidades de renome internacional como Princeton e Cambridge. Segundo ele, especialmente nos Estados Unidos, os salários de docentes são definidos em função da produtividade. “Claro que pode levar a exageros, distorções, uns ganharem muito e outros pouco. Mas o importante é ter algum critério de meritocracia.”
Segundo o ex-presidente, a USP vai nessa direção porque os melhores salários de docentes são os de titulares, que possuem maior número de produções científicas –teses de mestrado, doutorado, livre-docência.
Durante o seminário em comemoração aos 80 anos da USP, FHC criticou a “moda” de fazer a graduação fora do país. “Parece que há até certo exagero.” Para Fernando Henrique, não há necessidade de fazer toda a fomração superior no exterior devido aos bons cursos ministrados, por exemplo, na USP.
No entanto, FHC considerou que a língua portuguesa é um “handicap” [desvantagem] para o Brasil. “Quem tem como primeira língua o inglês tem uma vantagem enorme. Quem não domina as línguas inglesa e espanhola, afirmou, “está um pouco fora do eixo da produção cultural contemporânea”.
“Quem é bom é internacional, é global, não precisa fazer força. É sugado pela globalidade. E o resto? Tem que ter extensão. Não tem como escapar”, completou, ao explicar por que considera fundamental uma universidade de excelência investir em cursos de aperfeiçoamento, atualização, difusão e especialização.
Fernando Henrique ainda acrescentou a USP não contabilizou nenhum prêmio Nobel por questões políticas. “A operação não é só científica.”
Ele lembrou que recebeu o prêmio Kluge, concedido pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e considerado o Nobel das Ciências Sociais.
“Ganhei porque fui presidente da República.”
FHC elogiou a equipe que ele liderou na elaboração do Plano Real. “Por muito menos, outras pessoas ganharam o Nobel.”
“Se foi escrito em inglês vale X. Se não foi escrito em inglês vale X menos dez.”

Visit Website

1h
Para esclarecer acusação, líder do PT envia carta ao STF, procuradoria e CPI. Por Márcio Falcão. No jornal Folha de São Paulo. Para esclarecer acusação, líder do PT envia carta ao STF, procuradoria e CPI MÁRCIO FALCÃODE BRASÍLIA Em discurso na tribuna do Senado, o líder do PT, Humberto Costa (PE), voltou a negar nesta segunda-feira (24) que tenha recebido R$ 1 milhão do esquema de fraudes envolvendo a estatal que é investigado pela Polícia Federal na Operação Lava Jato. Costa informou ainda que enviou uma carta se ofere
1h
Ministro da Justiça precisa agir contra vazamento seletivo, diz vice do Senado. Por Márcio Falcão. No jornal Folha de São Paulo. P.S. Até que enfim!. Ministro da Justiça precisa agir contra vazamento seletivo, diz vice do Senado MÁRCIO FALCÃODE BRASÍLIA O vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC), cobrou nesta segunda-feira (24) uma ação do ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) contra o que chamou de vazamentos seletivos da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, que investiga um esquema de fraudes na Petrobras. Segundo o petista, &quo
1h
Polícia mata menino de 12 anos que apontava arma de brinquedo nos EUA. Da BBC Brasil. No UOL. Polícia mata menino de 12 anos que apontava arma de brinquedo nos EUA DA BBC BRASIL Um menino negro de 12 anos foi morto pela polícia na cidade de Cleveland, nos Estados Unidos, depois de apontar uma pistola de brinquedo para diversas pessoas em um parque. Segundo as autoridades locais, uma dupla de policiais disparou duas vezes no abdômen do garoto quando ele desobedeceu uma ordem para levantar
2h
2
Do blog Os Amigos do Presidente Lula. Investigações aumentam ligações da gestão FHC à corrupção na Petrobras  Blog da Helena delaçõesInvestigações aumentam ligações da gestão FHC à corrupção na PetrobrasEm depoimentos à Polícia Federal, lobista e ex-diretor contam que começaram a praticar seus crimes há mais tempo que a mídia velha tenta convencer a opinião pública por Helena Sthephanowitz, para a RBA publicado 24/11/2014 15:05 Lucio Bernardo Jr./ Câmara dos Deputados Envolvidos nas denúnc
2h
1
End of feed
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s