EVS NOTÍCIAS.

Dilma X Aécio: algumas comparações

Dilma X Aécio: algumas comparações

Por Cynara Menezes, no blog Socialista Morena:

Dilma Rousseff e Aécio Neves nasceram em Belo Horizonte, Minas Gerais. Dilmaem 1947. Aécio em 1960.
O pai de Dilma era um imigrante búlgaro, Pedro Rousseff, advogado e empresário. Aécio vem de uma família de políticos. Seu avô materno era Tancredo Neves, que foi ministro da Justiça de Getúlio Vargas, governador de Minas Gerais e primeiro presidente civil eleito, ainda no colégio eleitoral, pelo MDB. O pai de Aécio, Aécio Cunha, foi deputado federal pela Arena, partido que apoiava a ditadura militar.
A jovem Dilma lutou como guerrilheira contra a ditadura militar, foi presa e barbaramente torturada. Aécio era criança no período.
Dilma e Aécio se formaram em economia. Dilma pela UFRGS e Aécio pela PUC-MG.
O primeiro emprego de Dilma foi aos 28 anos, como funcionária da FEE (Fundação de Economia e Estatística), de onde seria demitida pela ditadura. Torna-se assessora da bancada do PDT, partido no qual militava junto com o então marido, Carlos Araújo. Em 1986, é indicada secretária municipal da Fazenda do prefeito Alceu Collares, de cuja campanha participara ativamente. Em 1989, indicada pelo PDT, torna-se diretora-geral da Câmara de Vereadores. Retorna à FEE em 1991 como sua presidente, nomeada por Collares, agora governador do Rio Grande do Sul. Em 1993, torna-se Secretária de Minas, Energia e Comunicações do governo gaúcho. Em 1999, indicada pelo PDT, é nomeada Secretária das Minas e Energia do governo Olívio Dutra. Em 2001, Dilma filia-se ao PT e em 2002 integra a equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. É indicada por Lula ministra das Minas e Energia e, em 2005, para a Casa Civil. Lula a lança candidata a presidente da República e, em 2010, ela é eleita.
Aos 17 anos, enquanto estudava no Rio, Aécio foi nomeado para seu primeiro emprego: oficial de gabinete do Cade, orgão do ministério da Justiça, com sede na capital federal. Aos 19 anos, ainda estudando e morando no Rio, se tornou assessor do gabinete do próprio pai, deputado federal, em Brasília. Em 1983, se torna secretário particular do avô, o governador Tancredo Neves. Ao se eleger presidente, Tancredo indicou o neto como secretário de Assuntos Especiais da Presidência –só em 1990 a prática de manter parentes sob a chefia imediata foi proibida. Após a morte de Tancredo, recém-formado em Economia, aos 25 anos, Aécio é nomeado diretor de loterias da Caixa Econômica pelo presidente José Sarney e por seu primo, o ministro da Fazenda Francisco Dornelles. Em 1986, é eleito deputado federal e reeleito em 1990, 1994 e 1998. Em 2002 foi eleito governador de Minas e em 2006, reeleito.
Dilma é odiada pelos militares que participaram ou aprovam a ditadura. Aéciorecebeu o apoio deles.
Dilma chama o golpe militar de “golpe”. Aécio chama o golpe de “revolução”.
O padrinho político de Dilma é o ex-presidente Lula, do PT, cujo governo foi marcado pelo crescimento, pela valorização das empresas e bancos públicos, pela diminuição da desigualdade e da pobreza, pelo salário mínimo em alta, pelo fim da dívida externa, pelo respeito à soberania nacional, pelo baixo desemprego, pela valorização do ensino superior, pela abertura de novas universidades e pela política externa voltada para a América do Sul, para os países emergentes e para a África.
O padrinho político de Aécio (além de seu avô Tancredo) é o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do PSDB, cujo governo foi marcado pelas privatizações de empresas públicas, pela recessão, pelo desemprego, pela desigualdade, pela fome no Nordeste, pelo salário mínimo em queda, pela dependência do FMI (Fundo Monetário Internacional), pelo sucateamento do ensino superior e pela política externa de subserviência aos Estados Unidos.
Entre os artistas que apoiam Dilma, estão Chico Buarque, Luis Fernando Verissimo e Gilberto Gil. Aécio tem o apoio de Chitãozinho & Xororó, Dado Dolabella e Luciano Huck.
Dilma recebeu o apoio do deputado federal e militante da causa LGBT Jean Wyllys. Aécio tem o apoio dos homofóbicos Marco Feliciano, Pastor Malafaia e Bolsonaro.
No primeiro turno, Dilma teve mais votos entre os mais pobres e negros. Aécioteve mais votos entre os mais ricos e brancos.
Quando Dilma sobe nas pesquisas, os especuladores não gostam e a bolsa cai. Quando Aécio sobe nas pesquisas, os especuladores comemoram e a bolsa sobe.
Dilma é rejeitada pelas multinacionais do petróleo. A possibilidade de Aécio ser eleito já viroumotivo de comemoração para as multinacionais do petróleo.
Machistas odeiam Dilma. Machistas adoram Aécio e enumeram suas façanhas amorosas.
Dilma é contra a redução da maioridade penal. Aécio é a favor.
Dilma sofreu oposição ferrenha da imprensa durante a maior parte do seu governo, mas nunca censurou nem perseguiu ninguém, embora o PT seja acusado seguidas vezes pela mesma imprensa de “atentar” contra a liberdade de expressão.
Aécio foi blindado pela imprensa local e nacional durante toda a sua carreira política, mas é acusado de censurar e perseguir jornalistas.
Nos governos do partido de Dilma, o PT, todas as denúncias foram investigadas, permitindo que membros de seu partido fossem punidos. Nos governos do partido de Aécio, o PSDB, todas as denúncias foram engavetadas e ninguém jamais foi punido.
Dilma é a favor das cotas por raça e renda. O vice de Aécio, Aloysio Nunes (PSDB), foi o único senador brasileiro que votou contra as cotas.
O projeto econômico de Dilma é conhecido e prioriza a justiça social. O projeto econômico de Aécio é obscuro e prioriza o sistema financeiro.
O modelo de Dilma é a favor dos bancos e empresas públicas. O ministro da Fazenda de Aécio, Arminio Fraga, diz que este modelo é incompatível com o crescimento, que os bancos públicos terão suas funções reduzidas e que não sabe bem “o que vai sobrar, talvez não muito”.
Existem diferenças fundamentais entre Dilma e Aécio. É preciso ter olhos para ver.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

nomadruss in words and photos

photographer, wilderness guide, adventurer

otrecocerto.wordpress.com/

Novidades Ideias Informação

Autores e Livros

Entrevistas, resenhas e afins

ROSEBUD - Arts, Critique, Journalism

A Multilingual Magazine - Rivista multilingue di politica, satira e attualità

A W E S T R U C K _W A N D E R E R

"We did not weave the web of life, we are merely strands in it. Whatever we do to the web we do to ourselves.” ― Chief Seattle. Awestruck Wanderer is written and edited by Eduardo Carli de Moraes, journalist, philosopher and musician. Write to me: awestruckwanderer@gmail.com. Cheers, fellow earthlings!

music clip of the day

jazz/blues/rock/classical/gospel/more

Herman van Bon Photography

Fine Art Photography, Napier, South Africa.

Ghardaia

Photography and Memories

Diálogos Políticos

Você sempre bem informado(a)

Ficha Corrida

... MáfioMidiático!

Aurora de Cinema Blog

Porque o Cinema é a Música dos Meus Olhos

O LADO ESCURO DA LUA

Minha maneira de ver, falar, ouvir e pensar o mundo... se quiser, venha comigo...

ONGDOHUMOR --- by Pec

site de humor mordaz e satírico.

Universidade, Ciência e Ambiente

Notas e entrelinhas sobre ensino superior, pesquisa e política ambiental

REVISTA BIBLIOT3CA

Leituras Selecionadas do Editor-Chefe J.Filardo

YouArts

All Arts

SHIMA HOUSE

γνῶθι σεαυτόν

Diary of Dennis

Photography, Technology, PC Gaming, Tutorials

agroesdras

Smile! You’re at the best WordPress.com site ever

Blog de Vi Meirim

Photos and Texts. Tha's all.

Glamour E Cia.

É um Blog Diferenciado, Que aborda vários Temas...

Man's best friends

Only dogs will love you more than themselves

Brasdangola Blogue

Política, Direitos Humanos e Cultura Geral.

Palavras Diversas

Desde 2010 observando política, mídia e sociedade

GLÁUCIA SEM COMENTÁRIOS

Just another WordPress.com weblog

cosmopista

rastros de percursos em curso

Blog do Flavio Siqueira

A vida tem muitos sentidos

Raiz Africana

"A face de Deus há de ser pertubadora... pois nela encerram-se os mistérios do Universo" - Trecho do Filme "Cafundó"

carmattos

blog de Carlos Alberto Mattos

blog da kikacastro

Para leitores pensantes.

Márcia Almeida e você....

"Pensamentos...mensagens para você que procura inspiração a cada dia que passa."

Psicóloga Rosirene Tobias Branco Fonseca

Psicoterapia psicologia atendimento textos e afins.

COPACABANA EM FOCO

UM BAIRRO POPULAR

Você Antenada

Moda, Beleza, Culinária, Livros e Muito Mais !

A Arte Que Me Move

Márcia Tondello

escamandro

poesia tradução crítica

Sopa de Letras

Literatura e outros

Hum Historiador

O cotidiano através de suas lentes.

Blog do @Porra_Serra_

Twitter @Porra_Serra_

%d blogueiros gostam disto: